segunda-feira, 4 de junho de 2007

O QUE É ARQUITETURA

Pois é... na última postagem eu tava meio que numa crise existencial, mas agora acho que esse blog sai! A propósito, decidi escrever! :D

Bom, eu curso Arquitetura e Urbanismo na Ufes, estou no 7º período fazendo matérias do 6º que deixei pra trás (como essa de Estética).

Eu decidi fazer Arquitetura, porque eu queria exercer uma profissão que me proporcionasse algum prazer ao lutar pela sobrevivência nesse mundo capitalista em que vivemos, e eu parecia gostar de projetar... além de parecer, na época, que eu tinha uma certa intimidade com caneta e papel na mão... (em outras palavras eu achava que sabia desenhar) tsc tsc tsc... oh meu Deus que ingenuidade!
Primeiro porque logo nos primeiros períodos, apesar de estar lá toda entusiasmada, me achando gente grande por estar na faculdade e, por outro lado, me divertindo como criança fazendo aquelas matérias de composição bidimensional, plástica (pintando, pintando e pintando), descobri, ao me deparar com um livro lançado pelo Calau (Centro Acadêmico Livre de Arquitetura e Urbanismo) - OLHAR - que era uma reunião de croquis de vistas da cidade feitos por alunos e ex-alunos do curso, que não sei desenhar porcaria nenhuma (!!!) e que aquelas aulinhas de "maternal" super legais não iam me ajudar a melhorar! Fora as dificuldades ditas "normais", "habituais" do curso como precisar passar noites em claro terminando trabalhos, mesmo que você tenha se dedicado a eles o seu período inteiro; as matérias obrigatórias "nada a ver" (que só eram "nada a ver" porque arquitetura é um curso extremamente abrangente e é uma missão quase impossível encontrar um professor de outra área que consiga relacionar essas matérias aparentemente "nada a ver" com a arquitetura), o que fazia com que eu me indagasse constantemente "que diabos estou fazendo aqui?!?!" e por aí vai... podia ficar o dia inteiro aqui descrevendo as discrepâncias e incoerências, não só no curso, mas na universidade inteira(!), mas acho que quem está lendo já deve ter entendido que eu entrei achando que isso aqui era uma coisa e descobri que, além de ser outra totalmente diferente, eu não tinha noção de como é difícil ser arquiteto!
Aliás, problemas da universidade pública à parte, você sabe o que um arquiteto faz?
Você tem noção de qual é o verdadeiro papel do arquiteto na sociedade, não só hoje, mas também ao longo dos anos na história?
Confesso que, apesar de ter amadurecido muito meus conceitos ao longo desses 7 semestres, acho que ainda não sei e mais: que vou passar o resto da minha vida profissional descobrindo!
A boa notícia nisso tudo é que quanto mais eu vou descobrindo, mais eu me apaixono por essa profissão. Eu me assusto às vezes... fico imaginando: "Será que eu vou dar conta de pensar em todas essas soluções? Será que serei capaz de ser a arquiteta que pretendo ser?" e aí bate uma insegurançazinha normal que passa ao me deparar com os resultados do meu suado trabalho e dá orgulho quando a gente consegue... entregar! Porque terminar... a gente nunca termina! rs... Eu nunca terminei!
E provavelmente, algo que não vai terminar também (pelo menos não até o fim do semestre, infelizmente!) é esse blog aqui, em que eu me proponho compartilhar as minhas descobertas, discorrendo sobre o MEU conceito (formulado ao longo dos semestres de disciplinas práticas e teóricas) do que é ARQUITETURA e qual é o papel dela em nossas vidas...