terça-feira, 14 de julho de 2009

Arquitetura "verde"


"A sustentabilidade é um problema dos ricos?

É um problema dos maus arquitetos. Os maus arquitetos se organizam sempre com temas secundários. Dizem coisas do tipo: a arquitetura é sociologia, é linguagem, semântica, semiótica. Inventam a arquitetura inteligente - como se o Partenon fosse estúpido- e agora, a última invenção é a arquitetura sustentável. Tudo isso são complexos de má arquitetura. A arquitetura não tem que ser sustentável. A arquitetura, para ser boa, está implícito ser sustentável. Nunca pode haver uma boa arquitetura estúpida. Um edifício em cujo interior as pessoas morrem de calor, por mais elegante que seja, será um fracasso. A preocupação pela sustentabilidade revela mediocridade. Não se pode aplaudir um edifício porque seja sustentável. Seria como aplaudi-lo porque se aguenta."


Considerações de Eduardo Souto Moura, em entrevista ao El País.
posted by Alencastro at 3:52 PM

------

Faz 2 anos que eu não atualizo meu Blog! Como diria Boris, meu amigo, "isso é uma vergonha!!!" rsrs

O fato é que ele começou com uma mátéria na faculdade e desde que eu a terminei, nunca mais encontrei tempo e ânimo no meio dos meus afazeres para tal. Lamentável, eu sei... Entretanto, o que me faz retornar à "ativa" (entre aspas porque não sei por quanto tempo essa "ativa" vai continuar...) hoje, a cerca de 2 semanas para entregar minha monografia (no maior pico de trabalho da minha vida!), foi essa consideração que eu recebi por email nesta tarde.

Não vou me estender muito sobre o assunto, porque o autor já disse tudo. O que tenho a complementar é que, PRODUZIR ARQUITETURA DE QUALIDADE NÃO É FÁCIL! Principalmente porque não é comercial! Não vende... talvez por isso existam poucos arquitetos hoje realmente compromissados em produzir com conforto e sustentabilidade e isso é outra lástima.

É bem verdade que "sustentabilidade" está na moda e, se tivesse twitter só de arquitetos, com certeza a palavra seria um Trending topic! Daí teriam muitos se apropiando desse "tag" como marketing, mas até quando essa moda vai durar? Quem garante que os "fashionistas" de plantão sabem realmente utilizá-la? Estou me matando para fazer um projeto que seja eficiente energeticamente, confortável termico-acústico e "luminosamente", acessível e ecológicamente correto, mas já te garanto de antemão que por melhor que ele seja, por mais que eu me esforce, existirão falhas e nunca será 100% correto (claro!). Mas mesmo assim creio que o caminho seja esse... BUSCAR! Alguns dizem que eu quero demais, que meu programa é extenso demais. Ora, se EU, como arquiteta, não for me preocupar com isso, quem mais vai?

Na verdade, o que mais me intriga é que o lado "verde" do meu trabalho é tido como um diferencial, enquanto que, pra mim, ele "só" se propõe a ser um exemplo.

Enfim, que seja! E sigam-me os bons! ;)