domingo, 17 de junho de 2007

CONCEITOS

Como já comentei, arquitetura é uma ciência que têm um campo de atuação extremamente abrangente, o que gera uma certa complexidade principalmente ao se buscar um conceito.

A maior parte dos que eu já li/vi/ouvi, associam arquitetura à construção, à arte, à arte de construir, à técnica, à forma, à função, à organização de espaços... enfim: à projetos de edificações que contemplem essas (ou algumas dessas) palavras em sua definição!

De acordo com a wikpédia:

“arquitetura (do grego arché — αρχή — significando ‘primeiro’ ou ‘principal’ e tékton — τέχνη — significando "construção") refere-se à arte ou a técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano.”

E define que:

“arquitetura enquanto atividade é um campo multidisciplinar, incluindo em sua base a matemática, as ciências, as artes, a tecnologia, as ciências sociais, a política, a história, a filosofia, entre outros. Sendo uma atividade complexa, é difícil conceituá-la de forma precisa, de forma que a palavra tenha diversas acepções e a atividade tenha diversos desdobramentos”
Complementando com palavras de Vitrúvio:

“A arquitetura é uma ciência, surgindo de muitas outras, e adornada com muitos e variados ensinamentos: pela ajuda dos quais um julgamento é formado daqueles trabalhos que são o resultado das outras artes.”

Indicando que este “declara que um arquiteto deveria ser bem versado em campos como a música, a astronomia, etc. A filosofia, em particular, destaca-se: de fato quando alguém se refere à "filosofia de determinado arquiteto" quer se referir à sua abordagem do problema arquitetônico. O racionalismo, o empirismo, o espiritualismo, o pós-espiritualismo e a fenomenologia são algumas das direções da filosofia que influenciaram os arquitetos”.

Ainda circulando na web, dá pra encontrar outros conceitos interessantes, como esse do Peter Eisenman:

"A arquitetura é uma disciplina radical que se enfrenta com um problema muito concreto: construir o lugar. Mas, às vezes, para ser arquitetura, deve transformar o lugar. A arquitetura deve constituir o que deve ser. E isto é o que a faz da arquitetura uma disciplina difícil, específica e autônoma. Porque se alguém simplesmente cria um lugar, não está fazendo necessariamente arquitetura. Quando alguém está questionando o lugar, transformando-o, transpondo-o, readequando-o, sempre está alterando aquilo que deve situar. Essencialmente, a arquitetura deve também refletir a transformação social, política e cultural. A arquitetura sempre deverá ter cara de arquitetura e deverá resistir à lei da gravidade. Em arquitetura, as coisas têm que se manter eretas, ter a capacidade de abrigar, devem ter um programa, implantar-se em um lugar… Existem certos aspectos materiais que a definem, que eu diria que são necessários, mas não suficientes. As condições suficientes da arquitetura, no meu entendimento, estão muito além do lugar e do programa. São condições que teorizam sobre algo distinto. Isto é para mim a arquitetura."

E tantos outros que relacionam a arquitetura diretamente com a arte:

“Arquitetura é música petrificada”
Goethe

“(...) Arquitetura enquanto Arte e manifestação do Espírito humano.”
Joaquim Cardoso

“Arquitetura é o jogo correto e magnífico das formas sob a luz
Le Corbusier (1940)

Entre tantos conceitos, formulo o meu afirmando que arquitetura é a arte de solucionar problemas que surgem do relacionamento entre forma e técnica, conciliando as funções dos ambientes internos às necessidades humanas, sem deixar de aproveitar as condicionantes naturais para criar uma edificação que seja sustentavelmente bela. (ufa!)

Lembrando que não é a intenção afirmar que esta ou aquela definição é correta ou errada ou que a obra/projeto/edificação que não foi concebida desta forma não seja arquitetura! Afinal, nem toda arquitetura é bela, nem toda arquitetura é funcional e, até onde eu sei, não existe arquitetura que seja 100% sustentável! O fato é que, entre tantos requisitos, opiniões, manifestos, esta definição me parece ser a que o homem, com suas atuais necessidades no contexto da contemporaneidade, espera que arquitetura seja, e é esta definição eu vou perseguir nas minhas realizações como arquiteta.

Nenhum comentário: